O SindbombeirocivilRJ tomou ciência de que está sendo veiculado nos grupos de WhatsApp mensagem do Presidente do Grupo MedMais dando conta de que o Sindicato teria autorizado a implantação da jornada 16×80, com o pagamento do piso proporcional aos bombeiros do Aeroporto de Jacarepaguá. Diz, ainda, a referida mensagem, que, diante disso, a empresa teria assinado contrato com tal jornada, tendo o Sindicato voltado atrás posteriormente.
A MedMais mente!!!
Em momento algum o Sindbombeirocivil autorizou o pagamento do piso proporcional, tendo afirmado e reafirmado, reiteradamente, que o valor do piso salarial para os bombeiros do aeródromo de Jacarepaguá deveria ser aquele previsto na Convenção Coletiva de Trabalho.
Essa discussão já foi objeto de várias representações do Sindicato junto ao Ministério Público do Trabalho e, recentemente, de uma mediação, momento em que o Sindicato reafirmou sua posição contrária ao pagamento proporcional do piso àqueles trabalhadores.
Mas há mais.
Na mesma mensagem, o Presidente da MedMais diz que está do mesmo lado dos trabalhadores e que quer a valorização da categoria. Diz, ainda, que o Presidente do Sindbombeirocivil Marcelo Camello não deveria se referir ao piso salarial como “uma miséria”. Mas é a MedMais que, além de não pagar o piso integral ao pessoal de Jacarepaguá, não paga os aumentos salariais previstos nas Convenções Coletivas de Trabalho ao BPC, nem os atrasados previstos nas Convenções Coletivas, algo absolutamente injustificável para a empresa gigante propalada por seu Presidente.
O Sindbombeirocivil esteve muito mal representado nas últimas décadas, e, assim, além da retirada de inúmeros direitos, como a jornada legal de 156 horas, fechou negociações com aumentos abaixo da inflação, resultando no piso mais baixo do país. Aliás, um preposto da Medmais chegou a dizer, em uma mesa de negociação, que “se compadecia” do salário dos bombeiros do Rio de Janeiro. Mas essa situação mudou!!! Há uma nova diretoria no Sindbombeirocivil, desde outubro de 2022, que negocia em nome dos bombeiros civis do Rio de Janeiro de forma altiva e ativa!!! Sem arregar!!! E luta por mais direitos sempre, não abrindo mão de nenhum!!!
Se a MedMais quer demonstrar estar “do mesmo lado” dos bombeiros, proponha aumento dos salários acima da inflação nas próximas negociações para garantir a recuperação das perdas salariais das últimas décadas e, assim, resgatar o respeito à dignidade da categoria. E pague o que está irregularmente deixando de pagar a seus empregados! O Sindbombeirocivil já notificou a empresa a fazê-lo.
Por fim, O Presidente “desafia” o Sindbombeirocivil a sentar com ele pessoalmente para negociar. Ora, Sr. Presidente da MedMais, o Sindbombeirocivil não tem medo de ninguém! Nunca se negou a negociar com qualquer empresa, e mesmo com o sindicato patronal, tendo resgatado os direitos da categoria na negociação histórica de 2023, quando obteve aumento do piso em 16,86% e a garantia das 156 horas, além de inúmeros outros direitos. Estamos, como sempre estivemos, à disposição de quem quer que seja, para garantir os direitos da categoria dos bombeiros! Marque hora e local! Estaremos lá! Na defesa da categoria!
Rio de Janeiro, 11 de outubro de 2024
Marcelo Camello de Andréa
Presidente do Sindbombeirocivil
Mais Noticias
-
Sind. Bombeiro Civil
Empresas do G20 contrata bombeiros civis sem respeitar os direitos estabelecidos na Convenção Coletiva -
Sind. Bombeiro Civil
SindbombeirocivilRJ abraça a campanha de prevenção ao câncer de próstata -
Sind. Bombeiro Civil
Bombeiro Civil, um profissional essencial para salvar vidas e prevenir tragédias